Ricardo Lewandowski é anunciado como novo Ministro da Justiça e da Segurança Pública
O presidente Lula (PT) confirmou nesta quinta-feira (11), Ricardo Lewandowski como o sucessor de Flávio Dino no Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Dino deixa a pasta para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, em uma cerimônia de posse marcada para fevereiro. Lewandowski, por sua vez, fez o caminho oposto: aposentou-se do STF em abril de 2023 e assumirá um posto de Ministro de Estado. A pedido do novo Ministro da Justiça, que alegou precisar de tempo para resolver compromissos pessoais, a posse de Lewandowski está programada para 1º de fevereiro.
Trajetória Profissional
Natural do Rio de Janeiro, Ricardo Lewandowski se formou em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1971, e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1973. Além disso, é mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo, onde também é professor titular de Teoria Geral do Estado.
Lewandowski atuou como advogado de 1974 a 1990, ocupando cargos públicos importantes em São Bernardo do Campo e na Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A (Emplasa). Sua carreira na magistratura começou em 1990, atuando como juiz e desembargador, até sua nomeação ao STF, em 2006, por Lula.
Seu mandato no STF foi marcado por posições de liderança, incluindo a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2010 a 2012, e do STF de 2014 a 2016.