Representatividade feminina no Sistema Sindical PRF avança com maior participação

Representatividade feminina no Sistema Sindical PRF avança com maior participação

Em reunião virtual realizada no início de setembro, o Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) discutiu e aprovou uma nova política para aumentar a participação das mulheres PRFs no Sistema Sindical. O encontro, que reuniu membros da Diretoria Executiva e representantes dos sindicatos filiados, abordou a crescente demanda por maior representatividade feminina, especialmente em um momento em que o número de mulheres na instituição está em expansão.

A necessidade de fortalecer a atuação feminina na PRF foi intensificada pelas recentes denúncias de assédio dentro da instituição, o que tornou urgente a criação de estratégias para ampliar e consolidar a presença das mulheres nas discussões e decisões sindicais. Além disso, outro fator que tem aproximado as mulheres dessa luta é o apoio à Proposta de Emenda Constitucional PEC) 24/2024, de autoria da deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC). A PEC visa reparar injustiças geradas pela Emenda Constitucional 103/2019, que trouxe prejuízos à categoria.

O apoio total à PEC 24/2024 já havia sido aprovado pelo Conselho da FenaPRF em agosto, e agora foi sugerido que todos os sindicatos filiados à FenaPRF abram mais espaços de participação direta para as mulheres em lutas como essa e em outras pautas relevantes.

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de São Paulo (SINPRF-SP) já se destaca nesse movimento ao criar a Secretaria da Mulher PRF, que será conduzida pelas PRFs Elisete e Fernanda, designadas como titular e suplente, respectivamente. As duas, juntamente com a PRF Savay, representaram São Paulo no Congresso de Mulheres na Polícia, realizado em Brasília, em junho deste ano, reafirmando o comprometimento das PRFs de São Paulo com o movimento nacional pela ampliação da representatividade feminina.

O SINPRF-SP reforça a importância do engajamento das mulheres no sindicalismo e agradece às colegas por toda a dedicação nessa nova fase de participação ativa dentro do Sistema Sindical.