Novo CGRH

Novo CGRH

O SINPRF/SP teve a oportunidade de acompanhar o início da gestão do colega Jesus Caamaño à frente da Coordenação-Geral de Recursos Humanos. Com a convocação do nosso colega Otávio, vice-presidente do Sindicato, para auxiliar na análise de processo na Divisão de Cadastro em Brasília entre os dias 6 e 10 deste mês, já vimos algumas mudanças em prioridades de trabalho da nova gestão.

O novo CGRH é formado em Direito e ingressou na PRF em 2005. Começou trabalhando no Distrito Federal, e passou pelas Regionais de Alagoas e Rio de Janeiro. Além do trabalho na PRF, Caamaño trabalhou intensamente na representação classista: entre 2009 e 2012 foi Diretor Jurídico do SINPRF/AL, de 2012 a 2015 foi Diretor Jurídico do SINPRF/RJ, e recentemente atuava como Diretor Jurídico da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – FENAPRF, de onde está saindo para assumir a Coordenação-Geral de RH do Órgão.

A Coordenação-Geral de Recurso Humanos já foi encabeçada por figuras como o “Inspetor” Sérgio Max (da tchurma do Sindimonstro) e o “Inspetor” Furtado, com o qual o sistema sindical tinha constantes embates. A CGRH, por ser a área diretamente responsável pelas relações de trabalho, já foi usada por administrações antidemocráticas e autoritárias para coagir, reprimir, e tentar manter o efetivo acuado; em contrapartida, em uma gestão com viés mais democrático, a área de Recursos Humanos pode vir a se tornar o principal ponto focal da participação do efetivo, melhorando o clima organizacional e contribuindo para que Administração e Efetivo voltem a ser parceiros.

“O colega Caamaño, antes mesmo de sua nomeação oficial na quinta feira passada (09/02), já estava trabalhando com as equipes das Divisões e Seções da CGRH; conversando, passando por todas as mesas, ouvindo problemas e buscando soluções em grupo, mas o que chamou mais atenção foi a imediata mudança de prioridades: demandas que estavam relegadas ao segundo plano como a expedição e troca das identidades funcionais vencidas, por exemplo, ganharam precedência.” nos conta o colega Otávio que reafirmou em Brasília a disposição do SINPRF-SP em dialogar, colaborar, e construir uma PRF mais… razoável.