Sistema Sindical dos PRFs participa do I Simpósio do Gabinete Integrado dos Profissionais de Segurança Pública e do MP

Sistema Sindical dos PRFs participa do I Simpósio do Gabinete Integrado dos Profissionais de Segurança Pública e do MP

   Representantes de entidades sindicais da Segurança Pública, juristas, promotores, além de auditores, reuniram-se nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília, no I Simpósio do Gabinete Integrado dos Profissionais de Segurança Pública e do Ministério Público.

   O evento que contou com a participação do presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Deolindo Carniel, além de especialistas e profissionais das mais diversas carreiras do serviço público, teve como tema principal: “Reforma da Previdência: A reforma que queremos”. Na ocasião foram abordados diversos pontos, como a preservação da atividade de risco policial no texto constitucional; pensão integral no caso de morte de policial em serviço ou em função dele e da manutenção da diferenciação do tempo de serviço entre homens e mulheres policiais, entre outros.

   Para a coordenadora fiscal e fundadora da Auditoria Cidadã, Maria Lucia Fattorelli, é necessário compreender a natureza da suposta crise que está justificando a necessidade de reforma da Previdência: “Somos um país riquíssimo! O que explica a falência de inúmeras empresas, o desemprego recorde e a queda do PIB em mais de 7% em apenas dois anos? Essa crise foi produzida pelo sistema financeiro”, explica ela.

O promotor de Justiça do Consumidor e presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Júnior, explicou em sua apresentação que no Brasil as isenções fiscais são um recorde mundial, chegando a 4% do Produto Interno Bruto (PIB). “O Governo diz que quer economizar R$ 1 trilhão em dez anos [com a reforma da Previdência], na prática suprimindo direitos. Economizará mais do que isso em três anos, se acabar com estas isenções, que somente no ano de 2017, totalizaram R$ 354 bilhões”, disse.

  Articulação em defesa dos direitos dos PRFs

  O sistema sindical dos PRFs está unido com as demais entidades representativas das categorias policiais com o objetivo de garantir os direitos dos policiais. Na próxima semana, o presidente do SINPRF-SP, Fábio Luís de Almeida, e o Delegado Representante na FenaPRF, Kleber Gomes de França, estarão em Brasília, unindo forças e buscando apoio na defesa dos direitos da categoria.