Sindicato oficiará o Departamento sobre edital do TAF
Os PRFs foram surpreendidos com a publicação, ontem (04/08), do Edital nº 14/2020 da DGP sobre a realização do Teste de Aptidão Física – TAF ainda este ano. O documento, assinado pela atual Diretora de Gestão de Pessoas, ignora estarmos no meio de uma emergência de saúde de importância internacional e marca o início do período para a realização das provas para… hoje, dia 05/08/2020.
O documento não leva em consideração a impossibilidade para a realização dos testes nos Estados, com áreas em diferentes estágios de reabertura, com academias, clubes e parques fechados. E nem considera as dificuldades das áreas de saúde das Superintendências que estão empenhadas na testagem e acompanhamento dos colegas contaminados pelo Covid-19.
Trabalhos médicos internacionais já identificaram que mesmo infectados assintomáticos (ou seja, que podem nem saber que tiveram Covid), podem ter sequelas cardíacas cuja detecção só será identificada por exames específicos.
“Nossas análises revelaram comprometimento cardíaco em 78 pacientes (78%) e inflamação miocárdica em andamento em 60 pacientes (60%), independentemente de condições preexistentes, gravidade e curso geral da doença”, detalham os autores no trabalho no Hospital Universitário de Frankfurt. (https://www.correiobraziliense.com.br)
Além das dificuldades técnicas, e dos riscos à saúde dos servidores, a decisão infelizmente acabou sendo identificada pelo efetivo como uma falta de sensibilidade e empatia com os Policiais que estão se desdobrando para atender a todas as novas demandas ligadas ao enfrentamento da pandemia.
O objetivo da revisão do edital é garantir a segurança do Policial e ao mesmo tempo permitr que colegas possam se habilitar para a realização do IFR. Aqui em São Paulo, esperamos que a Superintendência também comunique a unidade central do Órgão sobre as dificuldades (e a inconveniência) da realização dos testes neste momento.