NOTA PÚBLICA – Cronograma de atividades em prol da valorização da carreira dos Policiais Rodoviários Federais

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) informa que foi aprovado, em Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes, realizada entre os dias 3 e 5 de maio, um cronograma de medidas a serem desenvolvidas pela categoria como resposta ao posicionamento do presidente da República Jair Bolsonaro em voltar atrás na sua promessa de promover a reestruturação e a valorização das carreiras policiais da União.

Dentre as medidas aprovadas na reunião dos representantes da categoria estão:

1. A promoção de um Dia Nacional de Segurança Viária, a ser desenvolvido por toda a categoria, nas rodovias de todo o país, no próximo dia 12/05;
  2. Ato nacional nos estados, em frente às superintendências regionais, no dia 19/05; e
  3. Grande Marcha Nacional dos PRFs até Brasília, com ato na capital, no dia 1º de junho, no qual policiais chegarão à cidade nos dias que antecedem o evento e permanecerão acampados em preparação para o ato.

O sistema sindical dos Policiais Rodoviários Federais também dará apoio amplo e irrestrito para todos aqueles que, se sentindo inconformados com a atual situação, decidam entregar o cargo de chefia que ocupam atualmente.

Os sucessivos atos de desrespeito e desvalorização cometidos por um governo que, para promoção político-ideológica, se utiliza dos números e do trabalho de excelência realizado por cada PRF, com o risco da própria vida, em benefício da sociedade, no estrito cumprimento do seu dever funcional, não são tolerados ou aceitos pela categoria, conforme ratificado na assembleia desta semana.

Os PRFs seguirão desempenhando sua função primordial, de prover segurança com cidadania nas rodovias e estradas federais de todo o país, ao passo que continuarão denunciando a falta de compromisso verdadeiro do chefe do Executivo Federal com a Segurança Pública, que foi a bandeira política de sua campanha eleitoral, em busca do cumprimento da palavra empenhada pelo presidente da República aos PRFs e demais policiais da União.

Por fim, é sempre tempo de relembrar que, por trás dos grandes números recordes de apreensões de drogas, armas, contrabando, salvamento de vidas e todo o mister de atividades desempenhadas pela Polícia Rodoviária Federal – bradado aos quatro ventos como sendo fruto de uma entrega política do governo atual – está o trabalho, comprometimento e dedicação absoluta dos SERVIDORES policiais que compõem a instituição, independente de quem seja o ocupante do cargo máximo da nação ou qual a visão ideológica do poder político estabelecido, pois cada PRF se identifica como um SERVIDOR da sociedade e não de um indivíduo ou governo.

Nossa luta pela REESTRUTURAÇÃO e VALORIZAÇÃO real da carreira PRF se fortalece, apesar do recuo injustificável do presidente Jair Bolsonaro, e seguirá em prol de uma instituição mais forte e uma sociedade mais protegida.

Brasília, 05 de maio de 2022.