Novembro Azul – mês de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul – mês de combate ao câncer de próstata

Estamos no mês de novembro e a campanha Novembro Azul nos traz um olhar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o mais frequente entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Segundo os dados consolidados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 no Brasil, foram diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15.841 mortes/ano em decorrência da doença.

Um posicionamento unânime entre os médicos sobre o exame de próstata é que devido o preconceito que envolve o exame, muitos homens não o fazem e acabam sendo diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, elevando assim a taxa de mortalidade. É importante salientarmos que o câncer de próstata quando diagnosticado em sua fase inicial tem altos índices de cura, por isso a importância de se fazer um check-up regularmente.

O diagnóstico precoce é a única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata. A orientação médica é de que mesmo com a ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ser acompanhados por um urologista.

#NovembroAzul

#sinprfsp