Sistema Sindical PRF participa de Audiência Pública sobre políticas de prevenção do suicídio
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realizou, na manhã da última terça-feira (22), Audiência Pública para discutir a Política de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei 14.531/23).
Foi unanimidade entre os parlamentares presentes a necessidade de políticas públicas de valorização e prevenção à saúde dos operadores da segurança pública brasileira.
O vice-presidente da FenaPRF, José Henrique, destacou na ocasião os altos índices de suicídio na Polícia Rodoviária Federal. “Importante ressaltar que a maior causa de morte dos Policiais Rodoviários Federais são os acidentes de trânsito, o suicídio fica em quarto lugar. O estudo de mortalidade que temos possui dados de duas décadas. Na segunda década, houve uma diminuição considerável do número de mortes em decorrência de acidentes e um aumento preocupante no número de mortes por suicídio”, explicou.
A saúde mental dos policiais tem sido preocupação constante para o sistema sindical dos PRFs. O Sistema Sindical PRF vem, nos últimos anos, buscando diálogo com autoridades dos Ministérios da Justiça, Saúde, Casa Civil e até no Judiciário. As iniciativas são para fomentar ações práticas de Estado pela saúde mental dos policiais.
Fonte: FenaPRF