Ação contra aumento abusivo de 37,5% na GEAP
O SinPRF-SP ingressou com ação contra o aumento de 37,55% da GEAP. O processo nº 1030381-09.2016.8.26.0100 está em trâmite na 26ª Vara Cível do Foro Central Cível de SP e encontra-se desde o dia 28 conclusos para decisão do pedido de antecipação de tutela.
A diretoria da GEAP alega que o reajuste foi estabelecido visando resolver problemas de caixa da fundação, que acumula um deficit superior a 300 milhões de reais. Para os atuais gestores esta conta deve ser paga pelos assistidos: “Toda empresa precisa tirar dinheiro de algum lugar. De onde a gente vai tirar?”, perguntou Dr. Célio, diretor da Geap, durante reunião do conselho regional da entidade, realizada em São Paulo, no dia 19/03, segundo informação do Sindsef-SP.
O aumento foi muito acima do aplicado pela maioria dos convênios privados, que elevaram suas mensalidades entre 17% e 23% (segundo levantamento do jornal Correio Braziliense). Nosso contrato com a Unimed FESP teve, no final do ano passado, um aumento de 9,5%.
Até o aumento, a GEAP permanecia sendo uma opção de menor custo, principalmente nas maiores faixas etárias, e tendo a vantagem de dar direito ao recebimento do per capta do Governo também para os pais (por força de decisão judicial), o que não acontece nos outros planos.
Hoje cerca de pouco mais 20% dos nossos sindicalizados estão na GEAP e aguardam com ansiedade a decisão no pedido de antecipação de tutela feito ao Juiz Rodrigo Nogueira.