Reunião com o MPOG

Reunião com o MPOG

Depois de mais de um ano e meio de Campanha Salarial, os PRFs novamente foram dormir ontem (quem não estava de plantão…) sem uma proposta do Governo. Chamada às pressas para uma reunião, a Federação pediu aos Sindicatos Regionais que colocassem o efetivo em QAP para que, na possibilidade de uma proposta, pudéssemos fazer uma consulta de maneira rápida, mas esta tão esperada votação foi adiada para a semana que vem.

 

O que foi divulgado pela FenaPRF, por volta das 20:30, foi uma nota oficial sem informação sobre os termos de um possível acordo: “O Ministro foi objetivo com as lideranças sindicais, demonstrando que há interesse e boa vontade do governo em resolver a questão salarial até a próxima semana, deixando as reivindicações mais complexas para um outro momento.”

 

Apesar de todas as ações do efetivo, de toda atuação do sistema sindical, e de toda a ajuda dos parlamentares que se aproximaram de nossas reivindicações, a reunião de ontem foi a primeira da nossa categoria com o Ministro do Planejamento desde o início da campanha; neste sentido o Presidente da Fena considerou que esta reunião pode significar que “as tratativas iniciaram de fato, abrindo a mesa de negociação com a nossa categoria.”

 

Até aquele momento nossa presença no MPOG havia se limitado às reuniões mais gerais e à Secretaria de Relações do Trabalho – SRT, que não tinha até ali, autonomia para qualquer decisão. Em contrapartida, ontem foi o próprio Ministro que sinalizou com uma data fatídica.

 

Mesmo com a apresentação do Plano de Fortalecimento Institucional – PFI, que além da questão salarial tratava também de outros assuntos importantes para a categoria como efetivo e atribuições, a negociação seguirá hoje e no início da semana que vem (por decisão do Ministro) apenas em relação ao valor do subsídio.

 

Estamos considerando que a reunião de ontem não acabou… prossegue hoje, quando os nossos representantes terão a difícil missão de trabalhar uma proposta com a equipe técnica do MPOG que se aproxime ao máximo dos valores pleiteados no PFI, e continua na segunda feira à noite (19h), quando devemos novamente ser recebidos, dai sim com uma proposta final.

 

O Marcos, nosso atual Delegado Representante no Conselho da Fena, estava ontem em Brasília e participou da reunião que marcou o real início desta tratativa; em suas palavras ontem à noite no whats:

 

“A impressão que tive é que o governo vai resolver a questão e apresentar uma proposta melhor do que o que foi oferecido até agora. Talvez não seja o que queremos, mas, de qualquer forma, será diferenciado do restante das outras categorias.”

 

E chamou a atenção também para o fato de que o acordo com o MPOG representará apenas uma primeira batalha já que, seja o aumento apresentado como MP seja como PL, o sistema sindical terá ainda que enfrentar um Congresso convulsionado por uma disputa de poder sem precedentes.

 

Vamos continuar encaminhando tudo o que for sendo passado para os grupos de whats, para que todos acompanhem mais esta fase desta longeva campanha, e reiteramos aqui as palavras do Fábio, ontem no final da tarde: “(…) se manifestem de forma objetiva e respeitosa e assim possamos todos exercer nosso direito de manifestação. Grato e por gentileza sejamos maduros, civilizados e respeitosos nesse momento crítico, independente de ideologia, crença ou convicção seja lá qual for…”.

 

Um Cordial Abraço e

Saudações Sindicais.