PRF Paulo Rogério: uma vida dedicada à Polícia Rodoviária Federal
Muitas pessoas passam a vida buscando uma profissão que lhe traga realização, que se encaixe em sua missão de vida, que lhe faça sentir-se motivado a desenvolver aquele ofício. A sugestão dos profissionais ligados à orientação vocacional é que a escolha da carreira seja feita de forma consciente, mas quando pensamos que esta escolha muitas vezes é feita quando ainda somos jovens, muitas dúvidas surgem, pois como saber de fato se o que escolhemos é o certo?
Hoje vamos contar a história do PRF aposentado Paulo Rogério Alves de Souza, que em 07 de julho de 1994, aos 20 anos de idade, tomou a decisão mais assertiva para sua carreira profissional e sua missão de vida: ingressou na Polícia Rodoviária Federal.
Muitos falam sobre a transformação da PRF ao longo dos anos, em como a instituição conseguiu se recriar e se posicionar como um grande destaque na segurança pública. Mas o que proporcionou esta evolução? A energia e o comprometimento de seus policiais. Como o PRF Rogério, que lutou por melhorias para a instituição ao longo de seus 25 anos de trabalho, uma verdadeira missão de vida, realizada com muita dedicação.
“Ingressei na PRF ainda jovem, mas esta foi a decisão mais assertiva para a minha vida. Quando analiso meus 25 anos de PRF, sinto-me extremamente agradecido aos amigos que conquistei, às pessoas que consegui ajudar e, principalmente, por ter tido a grande oportunidade de encontrar o meu propósito de vida, que é ajudar as pessoas, pois um policial se doa ao se colocar à disposição da sociedade para ajudá-la”, relata Rogério.
Para o presidente do SINPRF-SP, Fábio Luís de Almeida, uma das grandes alegrias que a PRF lhe deu foi o fato de ter conhecido, trabalhado e convivido com o PRF Rogério: “dividimos noites em plantões turbulentos e momentos de extrema alegria. Ele me deu suporte para cumprirmos nossa missão em muitos momentos, só tenho a agradecer esse brilhante profissional e amigo”, relata Fábio Luís.
Outro amigo de trabalho, que lembra com muito carinho dos plantões trabalhados ao lado de Rogério, é o diretor de eventos do SINPRF-SP, Francisco Alencar de Souza: “Desde o primeiro dia na F600, nos idos de 94, Rogério se mostrou um profissional competente e dedicado. Agradeço por ter trabalhado ao lado dele em muitas escalas. Aprendi muito com a experiência de vida dele e sua postura sempre digna. E sinceramente, digo a ele, que ele tem um Amigo”, declara Alencar.
Em seus 25 anos de dedicação à PRF, Rogério atuou nas delegacias de São José dos Campos e Guarulhos, onde chefiou o Núcleo de Operações.
Para o diretor social do SINPRF-SP, Mauro Abdalla, ter trabalhado com o PRF Rogério foi uma grande honra: “Grande Rogerinho sou grato pelo conhecimento de pista e de vida repassado por você!”, explica Abdalla.
A atividade policial é muito tensa e seus profissionais se deparam diariamente com situações extremamente estressantes, porém também muito gratificantes. Quando indagado sobre as lembranças mais intensas desses 25 anos de PRF, Rogério conta que traz em sua memória muitas lembranças reconfortantes, como os inúmeros auxílios prestados às vítimas de acidentes. “É muito gratificante poder ajudar alguém, levando segurança, paz, tranquilidade e auxílio nos momentos difíceis e de dor”, explica o PRF.
Paulo Rogério se aposentou em março de 2019, momento em que decidiu compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo dos seus 25 anos de PRF e, assim, constituiu a PRAS Federal, uma empresa de consultoria e palestras que, por meio do método inovador da andragogia aplicada, orienta, educa e conscientiza condutores, pedestres, trabalhadores e estudantes para a prevenção de acidentes de trânsito e orientação de preservação do meio ambiente.
Rogério explica que andragogia é um ensino baseado na motivação e autoconhecimento, que considera a experiência do aluno como um dos pilares fundamentais. “Em nossos treinamentos trabalhamos com conteúdos mais aplicáveis ao dia a dia e, assim, oferecemos um aprendizado consciente e disseminado de maneira mais madura, tornando o ensino mais efetivo”, comenta.
A PRAS Federal destaca-se no mercado oferecendo consultoria e palestras nas áreas de Transporte de Produto Perigoso, Transporte de Recursos Minerais, Transporte de Passageiro, Código de Trânsito Brasileiro, Proteção ao Meio Ambiente, Segurança, Cidadania, Ética e Profissionalismo, atendendo empresas e órgãos públicos ligados tanto à segurança pública, quanto às demais áreas.
Por meio da PRAS Federal Rogério está levando sua expertise a outras instituições públicas e vem conquistando excelentes resultados na qualificação do serviço público, como é o caso da Guarda Municipal de Jundiaí. “Posso dizer que descobri uma nova missão, compartilhar o conhecimento que eu adquiri ao longo dos meus 25 anos de dedicação à PRF com outras instituições públicas, contribuindo de forma significativa com a qualificação de seus servidores”, finaliza o PRF Rogério.