Operação conjunta da PRF, MTE e PF realiza o maior resgate da história do Rio Grande do Sul de homens em situação análoga à escravidão

Operação conjunta da PRF, MTE e PF realiza o maior resgate da história do Rio Grande do Sul de homens em situação análoga à escravidão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operação conjunta com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caxias do Sul e a Polícia Federal resgatou mais de 200 homens em situação análoga à escravidão, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A situação foi denunciada à PRF por seis homens que conseguiram fugir e relatar que o grupo de trabalhadores chegou de Salvador (BA) a Bento Gonçalves no dia 2 de fevereiro e, desde então, trabalhava, principalmente, na colheita de uvas das 5h às 20h, com folga apenas no sábado.

O resgate, considerado o maior registrado na história do Rio Grande do Sul, ocorreu após operação realizada na noite da última quarta-feira (22), quando houve o flagrante em uma pousada no bairro Borgo, em Bento Gonçalves.

Segundo os relatos dos trabalhadores à PRF, eles viviam em situação inadequada de alojamento, de higiene e eram alimentados com comida estragada. Na promessa de trabalho que receberam da empresa que prestava serviço para produtores e grandes vinícolas da região, como Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton, eles receberiam salário de R$ 3 mil, alimentação e alojamento incluídos, o que não se concretizou quando chegaram no Rio Grande do Sul.

Os resgatados ainda relataram que eles só podiam comprar produtos em um mercadinho perto do alojamento, com preços superfaturados, e que o valor gasto era descontado do salário, o que fazia com que os trabalhadores acabassem o mês devendo, pois o consumo superava o valor da remuneração. Afirmaram ainda que eram impedidos de sair do local e que, se quisessem sair, teriam que pagar a suposta “dívida”. Que, além disso, os empregadores ameaçavam seus familiares.