PL 5865/16

PL 5865/16

“Esta Campanha Salarial parece não ter fim…” foi o comentário de um colega ao saber de mais esta batalha dos dirigentes sindicais da Federação e dos Sindicatos que estiveram em Brasília na última quarta-feira (05/10), na mobilização para acompanhar o andamento do PL 5865/16. Além dos representantes das entidades, dezenas de colegas PRFs também estavam presentes, em apoio à luta no Congresso, mostrando que a categoria permanece unida e mobilizada.

Uma campanha que começou em Dezembro de 2014, quando as entidades começaram a traçar estratégias de ação, e se arrastou até Maio de deste ano, com a grande participação do efetivo em várias ações de pressão, quando decidimos aceitar um acordo inferior às nossas reivindicações nas últimas horas do governo no PT.

E se pensávamos que arrancar o acordo com o MPOG seria o final da jornada, com o passar do tempo percebemos que sem pressão tudo poderia ser revisto ou engavetado pela nova equipe de governo. Com novas mobilizações e a constante presença em Brasília, conseguimos que o Projeto de Lei fosse apresentado, e em Agosto iniciamos mais uma fase do trabalho: levar a diante a articulação política para que ele seja aprovado em íntegra.

O primeiro passo desta nova fase foi termos construído, junto com as demais carreiras constantes no PL, uma Comissão Especial com parlamentares sensíveis à situação dos servidores, e que tem se mostrado empenhados em aprovar o texto do projeto e encaminhá-lo ao Senado. Na semana passada, graças a um plenário lotado de PRFs foi retirado o pedido de audiência pública que atrasaria ainda mais o andamento do projeto.

A votação do relatório do deputado Laerte Bessa (PR/DF) está marcada para o dia 18 de outubro, e a perspectiva é a sua aprovação na Câmara. O SINPRF-SP estará presente representando os PRFs de São Paulo, e trazendo informações direto de Brasília.