Notícias sobre os Atos do dia 28/04

Notícias sobre os Atos do dia 28/04

Desde dezembro do ano passado, quando o projeto do fim da aposentadoria, a PEC da Morte, foi apresentado pelo governo aos deputados e senadores, o SINPRF-SP fez de sua prioridade o combate à malfadada PEC 287:

 – organizamos Atos Públicos em São Paulo, como o realizado na ALESP e em frente à Sede da Regional;

 – participamos dos Atos em Brasília (como o do último dia 18 que resultou em uma grande manifestação de força da classe policial);

 – colaboramos com a central sindical a qual somos filiados (a CSB), com a divulgação dos Atos e eventos gerais;

 – e fortalecemos a UPB no Estado e nacionalmente, coordenando e integrando ações.

E neste dia 28 teremos a mais importante ação desta campanha pela manutenção dos nossos direitos, a GREVE GERAL que irá parar o país.

Os PRFs de que não estão de serviço amanhã devem participar dos Atos em São Paulo ou em sua cidade.

Segue mensagem com alguns locais de manifestação. Nos vemos lá…

 

Capital

Em São Paulo, os Policiais que não estão de serviço tem um local de encontro na Avenida Paulista, a partir das 14hs, na esquina da Alameda Ministro Rocha Azevedo, para a participação no grande Ato a partir das 16h. A manifestação sairá em passeata até a Praça da República, no centro da cidade, onde encontrará os professores da rede estadual, que estarão em assembleia.

Ao mesmo tempo, os professores da rede municipal se concentrarão também no centro, na Praça do Patriarca, a partir das 16h, e depois seguirão em passeata até a Praça da República, onde está previsto um ato final às 18h.

Outro local em que poderá haver manifestações a partir das 17 horas é o Largo da Batata, Zona Oeste da cidade.

Guarulhos

Vários dirigentes sindicais realizaram nessa segunda, 24 de abril, reunião com o objetivo de definir as ações para o dia da paralisação. Diversas categorias participaram da reunião: metalúrgicos, gráficos, servidores municipais, químicos, professores (APEOESP), frentistas, condutores, têxteis, aeroportuários, bancários, papel e papelão, vestuário, alimentação, comerciários, aeroviários, vigilantes e Sindsaúde, Costureiras-sp, Simpro, Siemaco.

Para o coordenador da regional Guarulhos José Barros, a paralisação será uma importante resposta aos ataques do governo contra os direitos trabalhistas: “O sindicalismo está unido, aqui e em todo o Brasil, contra as reformas que cortam direitos. Independentemente da categoria profissional, todos somos trabalhadores. A greve geral dia 28 será nossa resposta às agressões por parte de um governo ilegítimo e antinacional”.

Vale do Paraíba

Dirigentes sindicais e de movimentos sociais que compõem o Fórum de Lutas do Vale do Paraíba reafirmaram em entrevista coletiva, nesta terça-feira (25), que a região vai parar com a Greve Geral do dia 28. A coletiva aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e reuniu mais de vinte organizações da região, dentre elas, o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, dos condutores do Vale do Paraíba, dos comerciários, bancários, químicos, alimentação, Correios, dentre outros.

“Em toda região existe uma grande mobilização para parar o transporte coletivo e de fretamento. Fazemos um chamado a você para que no dia 28 não saia de casa, não mande seus filhos para a escola, não vá ao trabalho. O transporte vai parar e todos precisam parar contra as reformas”, afirmou José Carlos de Souza, diretor do Sindicato dos Condutores.

A representante da Apeoesp (Sindicato dos Professores Estaduais), Cleusa Trindade, afirmou que a educação estadual também vai parar. “Com as reformas, nossa juventude, que está na escola, não terá mais emprego, será precarizada pela reforma trabalhista e não terá direito à aposentadoria”.

Os bancários da região também aprovaram greve em assembleia. “Pedimos à população que não vá às agências bancárias, fique na sua casa como forma de protesto, desta forma, você também vai estar contribuindo com a Greve Geral”, afirmou Débora, diretora do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região.

“Convocamos a classe trabalhadora do Vale do Paraíba: dia 28 não é dia de trabalho, é dia de greve. É dia de protesto para derrotar a reforma da Previdência, trabalhista e a terceirização”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Além de paralisação nas fábricas, garagens de ônibus, bancos e comércios, estão programadas manifestações públicas nas cidades da região. Em São José dos Campos, os atos serão na Praça Afonso Pena, às 10h e 16h. Em Jacareí, o protesto será na Praça Conde Frontin, às 10h.

Vale do Ribeira

Várias organizações de Registro/SP e do Vale do Ribeira estão organizando Ato Unificado Regional de Greve Geral contra a Reforma da Previdência. O Ato está marcado para as 09 horas do dia 28 de Abril, com concentração na Prefeitura Municipal de Registro.

No dia 28 de Abril, haverá a Greve Geral contra as reformas do governo Temer (PMDB), como a Trabalhista, da Previdência, o projeto de terceirização, entre outras, que visam colocar as consequências das crises econômica e política nas costas dos trabalhadores e da juventude: “Em um momento de ataques aos direitos conquistados, as lembranças do passado podem fortalecer o presente e é inegável a importância das lutas na nossa cidade para as movimentações políticas regionais.”

A APEOESP Vale do Ribeira promoveu no último dia 7, reunião dos representantes de Escola, na sede da Associação, em Registro. Em pauta, a organização da greve geral, programada para o dia 28 de abril: “Nós professores e professoras podemos ter novamente um peso importante na greve geral, não apenas em relação à Educação, mas também na mobilização de nossos estudantes e, por meio deles, dos pais e das comunidades. Este é um dos pontos centrais de nossa atividade dos próximos dias”, disse a coordenadora da APEOESP.

O peso de Registro/SP também pode ser considerado inclusive pelo seu contingente populacional para o Vale do Ribeira, com 55 mil habitantes. Portanto, parar Registro/SP pode significar uma importante sinalização de que os trabalhadores regionais não aceitarão retrocessos nos seus direitos.

São José do Rio Preto

A agenda de manifestações da Greve Geral começará com manifestações no Calçadão. A concentração será as 8h30m em frente à Câmara Municipal seguida de caminhada pelo centro comercial da cidade. No período da tarde, haverá um Ato Público com concentração a partir das 15h30m em frente à agência do INSS na Av. Bady Bassit e caminhada até o terminal de ônibus urbano. Os sindicatos e associações organizadoras contam com a presença de todos, para que não percamos nenhum direito.

Marília

A manifestação do dia 28 está prevista para acontecer na “ilha” do cruzamento da 9 de Julho com a Tancredo Neves, ao lado da Galeria Atenas, a partir das 8h. Entre as categorias que participam do movimento estão os trabalhadores metalúrgicos, do setor de alimentação, comércio, químicos, motoristas, professores da rede estadual, gráficos, bancários, entre outros.

O SINPRF-SP conversou com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília e Região, Irton Siqueira Torres, reiterado nosso apoio à Greve Geral. De acordo com ele, 60 mil panfletos contra as reformas já estão sendo distribuídos na cidade: “Convidamos toda a população, todos os trabalhadores para participarem dessa manifestação pacífica contra o fim da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. Se não houver mobilização, isso nos será tomado”, fala o sindicalista.

Outras formar de convocar a população foram a utilização de carros de som que tem percorrido bairros mais afastados e outdoors colocados em vários pontos de Marília com a imagem de um caixão e a mensagem: “Trabalhar a vida inteira e morrer sem se aposentar. A Reforma da Previdência é isso. Não às reformas da Previdência e Trabalhista”.

 

Nos vemos nas Manifestações!!!