PRF participa das ações humanitárias em Brumadinho

PRF participa das ações humanitárias em Brumadinho

  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem participado efetivamente das ações humanitárias em Brumadinho (MG), em virtude da tragédia que assolou a região no último dia 25, compondo o Comando de Operações, integrando e cooperando com as demais instituições componentes da força tarefa, coordenada pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.

  Com participação prevista para um período de oito dias, com possibilidade de prorrogação, e com o emprego de um helicóptero configurado para resgate e transporte, além de apoio por terra, a PRF tem desenvolvido uma série de ações que vão desde o transporte de medicamentos, água, alimentos, além de apoio às forças de segurança do Brasil e de Israel.

  As equipes da PRF participaram de diversas ações de resgates de pessoas e em todas elas tiveram o apoio das outras instituições envolvidas na força-tarefa, especialmente o Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais. Infelizmente em alguns casos a missão foi o transporte de corpos de vítimas.

  Além dos regates de vítimas presas à lama ou ilhadas, a PRF tem participado do resgate de animais, também vítimas do rompimento da barragem. Vários destes animais, em destaque para os bovinos e caninos, encontram-se atolados no grande volume de lama que tomou conta da região.

  Nesta segunda-feira (28), equipe aérea da PRF, acompanhada de veterinários, os quais seguindo os protocolos estabelecidos para este tipo de situação, realizaram análise e triagem dos casos. Desta forma, diversos animais foram alimentados e hidratados para que houvesse a manutenção básica da vida até que fosse possível a mobilização de recursos de resgate.

  Lamentavelmente, durante a triagem dos animais foram encontrados três casos específicos de bovinos atolados na lama, em estado de exaustão e com fraturas de membros. Após análise da equipe veterinária, considerando a impossibilidade de adoção de outras medidas, foi tomada a decisão pela eutanásia daqueles animais. O procedimento foi orientado e supervisionado pela equipe veterinária sob a coordenação do comando da operação de resgate.

  A PRF reafirma seu compromisso com a ética, a técnica e a responsabilidade no cumprimento de suas missões nas rodovias federais, nas áreas de interesse da união ou onde quer que se faça necessária em apoio a outros órgãos e instituições.

  Fonte: ASCOM/PRF